Histórias em chamas ....


A precaução e o combate aos acidentes ganham ainda mais importância se tratando de patrimônios históricos e culturais, pois as peças dos acervos atingidos são quase sempre únicas. A criação de novas legislações e políticas de prevenção, a implementação de novos procedimentos de manutenção e segurança, além de incentivo ao uso de novas tecnologias disponíveis na luta contra incêndios tornam-se indispensáveis para lidar com o cenário contemporâneo.

A Escola de Artes de Glasgow (Reino Unido, 2014 e 2018), o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo (Brasil, 2015), o Museu Nacional de História Natural da Índia (2016), a Catedral Saint Sava de Nova York (EUA, 2016), o Museu Marítimo de Jacarta (Indonésia, 2018), o Museu Nacional/UFRJ (Brasil, 2018) e a Catedral de Notre-Dame (França, 2019) são alguns de tantos exemplos de patrimônio material danificado ou, muitas vezes, completamente perdido devido a incêndios.

No Brasil, um ano depois do trágico incêndio no Museu Nacional, do Rio de Janeiro (RJ), as lições não foram aprendidas. Minas tem mais de 80% de imóveis de interesse cultural, não localizados em núcleos históricos, sem sistema contra incêndio. De acordo com trabalho em andamento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), via Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico (CPPC), já foram registrados até agora 6.620 bens públicos e particulares da capital e do interior do estado nessa situação.


Novo incêndio destrói prédio da Escola de Arte de Glasgow

Um incêndio destruiu a prestigiosa Escola de Arte de Glasgow, em um edifício histórico e considerado a obra-prima do arquiteto Charles Rennie Mackintosh, quatro anos depois de uma tragédia similar no mesmo local. 

Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atinge o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo.
 

Incêndio destrói Museu de História Natural da Índia

Um incêndio destruiu o Museu de História Natural da Índia situado no centro de Nova Délhi, um parada habitual de milhares de estudantes indianos e uma "perda incalculável", segundo garantiu o governo do gigante asiático.
 

Incêndio destrói histórica igreja em Nova York

Um incêndio de grandes proporções atimgiu uma histórica igreja do centro de Manhattan.

O incêndio da Catedral de Notre-Dame

Marca da civilização ocidental, a igreja perdeu parte de seus tesouros artísticos e religiosos por causa de um incêndio que, em 14 horas, pôs abaixo 850 anos de construção. Agora, o mundo se mobiliza para recuperar a sua história

Humanidade perdeu mais com incêndio do Museu Nacional do que na Notre-Dame, diz diretor da instituição brasileira



FONTES:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/12/incendio-atinge-museu-da-lingua-portuguesa-em-sp-dizem-bombeiros.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/04/incendio-destroi-museu-de-historia-natural-da-india.html 

https://envolverde.cartacapital.com.br/seminario-internacional-discute-risco-e-precaucao-de-incendio-em-bens-do-patrimonio-cultural/

https://www.nsctotal.com.br/noticias/novo-incendio-destroi-predio-da-escola-de-arte-de-glasgow

https://veja.abril.com.br/brasil/historia-queimada-diz-imprensa-mundial-apos-tragedia-no-museu-nacional/

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/incendio-destroi-historica-igreja-em-nova-york.html

https://istoe.com.br/o-incendio-da-catedral-de-notre-dame/


Comentários

  1. É notável que a maioria das perdas que está acontecendo é por causa de incêndios, não é possível dizer se são crimes, por acaso ou descuidos, todo o tempo de zelo pelos antepassados foram embora em minutos, fica apenas as historias contadas e na memoria de quem viu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusão digital e exclusão social

Consumismo: quais consequências que gera na nossa vida?

Um pouco sobre ética e cidadania ...