MICRO E NANO PLÁSTICO


Que o plástico está presente em nosso cotidiano todo mundo sabe, é só olhar para celulares, roupas, computadores, embalagens de alimentos, potes de cosméticos, seringas médicas, equipamentos de engenharia, embalagens de remédios, sinalizadores de trânsito, enfeites, glitter... Essa lista poderia seguir por linhas e linhas.

Mas o que nem todo mundo imagina é que os microplásticos também estão presentes no ar que respiramos, em alimentos como o sal ou a cerveja e até na água que bebemos: cerca de 83% da água de torneira do mundo inteiro está contaminada com microplásticos. Um estudo encontrou as pequenas partículas até na água engarrafada.


Lambert e Wagner (2016) definiram microplásticos como sendo partículas com dimensões menores que 5 mm, enquanto que Gigault et al. (2018) propuseram o termo nanoplástico para definir pequenos plásticos, tais como partículas simples ou em forma de homo e/ou heteroagregados, com dimensões entre 1 nm a 1μm.

Os microplásticos e os nanoplásticos são os polímeros de maior impacto no ambiente, pois devido às suas extensas áreas de superfície podem adsorver compostos altamente tóxicos, tais como hidrocarbonetos e metais pesados. Inquestionavelmente, quando disponíveis, essas partículas podem ser adsorvidas pelos organismos e atravessar as barreiras imunológicas, afetando órgãos, tecidos e
até mesmo a funcionalidade da célula, ocasionando ainda efeitos tóxicos ou letais

Em humanos, as principais causas de contaminação por micro e nanoplásticos ocorrem através das vias aéreas, contato com produtos de uso pessoal, consumo de alimentos e água, provocando danos diretos ou indiretos ao organismo

Ingerir microplásticos contaminados não é muito difícil, uma vez que, desde o final da II Guerra Mundial, eles já estão contaminando o ambiente e fazem parte da cadeia alimentar.

Na Indonésia, trabalhadores da pesca já estão consumindo mexilhões contaminados por microplásticos. Mas não é somente na Indonésia, no Reino Unido e na Austrália, os mexilhões também estão contaminados por microplásticos. Quem come frutos do mar regularmente ingere cerca de 11 mil pedaços de microplásticos por ano.


Ainda que haja muita pesquisa a ser feita, já é evidente a importância do debate e da conscientização sobre esse assunto. E você já pode começar a colaborar com a causa. Utilize menos, reutilize e recicle produtos feitos de plástico. Contribua para o crescimento da coleta seletiva e pressione as autoridades da sua região. Conscientize-se de que suas ações contribuem com o destino de nossa espécie e daquelas que conosco coabitam o planeta.


Fontes:

https://www.ecycle.com.br/1267-microplastico.html

https://www.ecycle.com.br/5914-microplasticos

Comentários

  1. Acredito que todos devêssemos nos conscientizar sobre qualquer assunto que fala sobre a saúde e o meio ambiente. infelizmente, grande parte da população não faz ideia do perigo nos causamos a nós mesmo, se cada pessoa ao menos separasse o próprio lixo o dano ao mundo seria muito menor.
    Em relação ao micro e nano plastico, podemos evitar a contaminação, mas seria um trabalho para todos não apenas uma porcentagem da população, se cada um tivesse o dever de ajudar o planeta, a expectativa de vida dele seria muito maior.

    ResponderExcluir
  2. De fato os plásticos tem feito parte do nosso dia a dia em todo lugar, não é difícil perceber, sendo que ao andarmos uma distância de 1 quilômetro encontraremos cerca de 100 plásticos pelas ruas, e além disso os plásticos vão para mares e rios, sendo totalmente prejudicial para animais, plantas e árvores. Os micros plásticos também são um grande problema, uma vez que para ingerir é de forma totalmente inotável, a conscientização deve ser feita em todos os âmbitos, culturas, e classes sociais. Além disso acredito que as leis podem sim trabalhar junto, trazendo uma penalização maior quanto ao descarte de lixos nas ruas. A implantação de projetos também ajuda muito, como por exemplo o projeto feira verde, o qual ocorre a troca do lixo por frutas e verduras.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusão digital e exclusão social

Consumismo: quais consequências que gera na nossa vida?

Um pouco sobre ética e cidadania ...