SOMO TODOS IGUAIS PERANTE A LEI E PERANTE A GENÉTICA



Antes de iniciar a leitura do texto, pergunte a você mesmo, quem eu sou? Quais minhas origens?Pense sobre seus ascendentes e assista ao vídeo




A origem dos brasileiros é uma mistura de descendências africanas, europeias e indígenas. A miscigenação está no nosso DNA. E esse misto de raças, cores e culturas aparece de norte a sul do país, fruto da variada colonização. Mesmo o mais branco brasileiro pode ter traços negros, e vice-versa. É o que mostra o mais completo estudo sobre o genoma nacional já realizado, que pôde traçar em detalhes a contribuição genética dos povos de outros continentes no sangue do brasileiro.


Realizado em três cidades de diferentes regiões brasileiras, o projeto de mapeamento do DNA de brasileiros encontrou esperadas ligações africanas no DNA de quase 6,5 mil voluntários, com incidências que variam de 6,6% em Pelotas a 50,5% em Salvador, na Bahia. Enquanto no Sul do país o genoma indica origem predominante da Europa (em uma região ampla que se estende até o Oriente Médio), resultado, entre outros, da imigração germânica e italiana, mesmo no Nordeste essa ancestralidade chega a 42,4%.
Como a população brasileira é toda miscigenada, ao longo do tempo foi se formando no nosso genoma um mosaico de partes herdadas de diferentes etnias. Todos somos, em parte, africanos, europeus e ameríndios. Os níveis é que variam - define a pesquisadora Maíra Ribeiro Rodrigues, integrante do projeto que está na Bélgica cursando o pós-doutorado em bioinformática.
Se todos temos os mesmo ascendente, a xenofobia não deveria existir, mas essa  não e a realidade. Você já se questionou sobre a existência da xenofobia no Brasil? A palavra “xenofobia” foi popularizada há poucos anos, mas é uma realidade antiga no mundo inteiro e no nosso país isso não é diferente. A xenofobia é qualquer forma de violência baseada nas diferenças de origens geográfica, linguística ou étnica de uma pessoa como xenofobia. Em resumo, a xenofobia é o medo ou ódio por estrangeiros ou estranhos, e está vinculada a atitudes e comportamentos discriminatórios, frequentemente culminando em diversos tipos de violência



.

FONTE:
http://www.fundep.ufmg.br/diversidade-do-genoma-brasileiro-em-destaque/
https://www.politize.com.br/xenofobia-no-brasil-existe/

Comentários

  1. A xenofobia é algo muito comum no nosso dia a dia, por mais absurdo que pareça, esse tema é tratado com muita normalidade, existem milhares de casos como esse. Infelizmente o ser humano é extremamente ignorante quando se trata de raças, nós não somos um objeto para ser classificado qual é o melhor e qual é o pior, somos todos igual, independente se for perante a lei ou não!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusão digital e exclusão social

Consumismo: quais consequências que gera na nossa vida?

Um pouco sobre ética e cidadania ...